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Dicas para criar cartão fidelidade na sua empresa

Dicas para criar cartão fidelidade na sua empresa

Para manter o seu negócio lucrativo, o segredo é saber cultivar o público que você tem. Existem alguns passos para atingir esse objetivo e os primeiros são oferecer soluções de qualidade ao mesmo tempo em que se investe em bom atendimento, complementando com uma iniciativa ainda mais atrativa: programa de fidelidade.

Os programas de fidelidade trazem uma série de vantagens:, aumento do faturamento da empresa, capacidade de coletar novos contatos diretos para suas ações de venda, importante ferramenta de marketing e uma arma valiosa para sua empresa se diferenciar da concorrência.

Como funciona um programa de fidelidade?

Basicamente, um programa de fidelidade é uma ação para premiar clientes especiais através de um sistema de pontuação. Quanto maior o número de produtos ou volume de compras feitos por um consumidor, mais pontos ele ganha. É de acordo com essa pontuação (que pode ser computada em um sistema de milhas ou cartão fidelidade) que o comprador conseguirá retirar os seus prêmios, que podem ser vários: descontos progressivos em compras, brindes e até prêmios especiais.

Conhecendo os clientes

Para conhecer os seus clientes, é preciso identificá-los: a maioria das empresas contam com sistemas de ERP para fazer essa tarefa, solicitando um cadastro dos compradores com e-mail ou telefone, por exemplo. Essa base será muito importante para você entender o perfil do seu público, além de ser uma porta de entrada para que você estabeleça um diálogo mais frequente.

Presenteie com um cartão pvc

O cartão PVC é a melhor forma de você garantir que o cliente carregue consigo o tempo todo um cartão que remeta a marca de sua empresa. Além de duráveis e práticos, possuem um excelente custo benefício. O efeito psicológico dessa ação simples é imenso: o comprador irá receber algo totalmente personalizado e exclusivo, e irá se sentir ainda mais valorizado pela sua empresa. Um bom motivo para ele desejar retornar, certo?

Escolhendo as recompensas

Saber quantos clientes você tem não é o bastante. É preciso ter uma noção exata do seu perfil de compras e o que eles desejam – só assim você conseguirá estabelecer premiações que irão encher os olhos dos seus compradores. Quem trabalha com uma carta de produtos mais variada, por exemplo, pode detectar quais são os tipos de itens com maior saída ou similares, a fim de criar uma promoção efetiva.

Mas o seu programa de fidelidades também pode utilizar produtos de terceiros para atrair mais compradores. Conhecendo o perfil do seu cliente, ou mesmo fazendo uma pesquisa rápida com os compradores, é possível descobrir qual tipo de itens eles tem mais afinidades. Alguns produtos simples, como capinhas de celulares, pen drives ou um cosmético podem ser bastante atrativos.

Monitorando o seu programa de fidelidade

Implantar um novo programa é bom, mas é preciso saber fazer uma boa leitura dos resultados que ele está gerando para sua empresa – assim você conseguirá detectar o que está dando certo ou errado e sempre ter a capacidade de aperfeiçoá-lo. O principal indicador de que um programa de fidelidade está dando certo é o aumento das vendas – afinal, esse era seu objetivo desde o início.

No entanto, é preciso ser crítico para entender se esse crescimento está diretamente relacionado ao novo programa ou se tem outros fatores – como um produto novo, mudança nos processos de atendimento ou mesmo uma queda nos preços.

Mas não fique apenas na frieza dos números: é importante conversar com seus clientes para entender se o seu programa está funcionando. Se possível, elabora uma pequena pesquisa de satisfação que os fiéis compradores possam responder de maneira rápida. Mas não deixe de valorizar a pesquisa informal: incentive seus vendedores e equipe de atendimento a perguntarem diretamente sobre a impressão e satisfação dos compradores em relação às regras e à premiação do programa.

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